AMOR OU PAIXÃO


Nem sempre usamos palavras certas para o que queremos comunicar. Estamos acostumados a descrever como amor o sentimento que temos em relação a pessoas que queremos bem.

No entanto amor não é um sentimento, amor é uma atitude. Paixão é um sentimento, é querer bem, é sentir saudade, é bater forte o coração, é cheiro, chamego, abraço. Inspira canções, exige reação.

Estar apaixonado é tirar os pés do chão, é o palpitar do coração, é sorrir de graça, falar sozinho, fazer qualquer esforço para estar perto, viver do lado. Nada é melhor do que a presença da pessoa querida!

Amor é atitude. Amor sofre porque é bom naquilo que faz mesmo quando recebe injustiça e maldade, ou seja, não retribui com o mal. O amor não é invejoso, porque não tem em primeiro lugar os seus interesses, não se exalta, mas quer ver o outro crescer, ser melhor. O amor não se irrita, porque não age de acordo com o que recebe, não espera retribuição. O amor confia simplesmente, sempre busca a verdade, não aceita a injustiça, por isso sofre.

O amor é eterno, sofre por tudo o que é digno, espera sabendo que sempre vence, suporta o tempo, as manchas, as tragédias e não desiste, mesmo que solitário, prossegue, persiste.

Nenhuma relação pode se basear na paixão, ela é importante para fazer nascer nossos encontros, mas não persiste quando das primeiras crises, enfraquece diante das falhas e desaba em meio ao imprevisto e à tragédia. O amor é a decisão de não desistir, jamais. O amor jamais acaba, porque é eterno, é uma aliança eterna como eterno é o nosso Deus, porque é o próprio Deus a personificação de amor, o Deus que jamais desiste de amar.

Por isso, cada vez que você apaixonar e desapaixonar pelas coisas e pelas pessoas, não pense que é amor, amor é o que você faz apesar de perder a paixão e é o que faz voltar a paixão, amadurecida, em forma de amizade.

Certa vez um jovem pediu conselhos a um velho a respeito de seus sentimentos para com sua esposa. Disse ele: “eu não amo mais minha esposa, o que é que eu devo fazer?”, no que respondeu o experiente senhor: “volte pra casa e ame-a”. Amor é atitude.

Volte pra casa e ame. Volte pro trabalho e ame, faça o seu melhor. Volte pra vida e ame, deixe de morrer aos poucos, viva a vida, não desista, não há maior tristeza na vida do que a tristeza de desistir de viver. É por isso que Jesus nos mandou amar até os inimigos, porque não se trata do que sentimos por eles, mas do bem que devemos fazer por eles, independente do que sentimos.


Alexandre Robles


“Assim como eu amei vocês, amem uns aos outros”. Jesus Cristo

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba”. Paulo, o Apóstolo.

Comentários

Postagens mais visitadas