Você usa detergente biodegradável?

Sempre que utilizamos sabões nos afazeres domésticos de lavagem, todo o detergente vai para o sistema de esgotos e acaba caindo nos lagos e rios - eles são responsáveis pela poluição conhecida como "cisnes-de-detergentes". Tem este nome porque a espuma pode remover a camada oleosa que reveste as penas de algumas aves e isso impede que elas voem.
Já nos detergentes biodegradáveis, os resíduos são degradados (decompostos) por microorganismos que existem na água. Então, os sabões são ditos biodegradáveis por que não causam grandes alterações ao meio ambiente.
Você pode observar o selo de biodegradável nos detergentes e opinar por levar estes para casa, você estará evitando a contaminação de rios e mares. Veja também no rótulo do produto em 'composição' se ele vem com "tensoativo biodegradável" - ele é responsável por diluir o produto nos rios e lagos com maior facilidade e de forma completa.
a opção é fazer o detergente em casa:
- 1 pedra de sabão de coco
- 2 limões cortados
- 4 colheres (sopa) de solução de amoníaco
- 1 litro de água
- Mais 5 litros de água num balde

PASSO A PASSO:
Corte em pedaços o sabão de coco. Quanto mais picado, mais facilmente ele derrete. Ferva 1 litro de água numa panela funda.
Quando a água ferver, jogue os pedaços de sabão de coco dentro da panela. Depois que o sabão derreter, mexa com uma colher de pau. Jogue a mistura dentro do balde com água, esprema os limões dentro do balde e mexa bem.
Agora, abra o frasco de amoníaco com muito cuidado, longe do rosto, pois o amoníaco não pode ser inalado. Despeje quatro colheres (sopa) de amoníaco no balde. Misture com uma colher de pau e está pronto.
Você pode guardar o detergente dentro de um galão. É normal sair espuma. Depois, você pode passar para potes menores. Não é necessário colocar muito detergente na esponja. Basta uma pequena quantidade. O detergente ecológico não faz espuma depois de um tempo guardado.

Comentários

Postagens mais visitadas